Testes a marretadas comprovam a resistência da maior ponte de vidro do mundo
A Ponte de Vidro Mais Longa do Mundo foi construída em um desfiladeiro do Parque Natural de Zhangjiajie, na província de Hunan, na China. Aparentemente frágil, a estrutura foi submetida a testes de resistência à marretadas, durante um evento destinado aos órgãos de comunicação social, para assegurar ao público de que a travessia é segura. A abertura aos visitantes está prevista para o mês de julho.
Para o ensaio de resistência foi montada, sobre o tabuleiro, uma plataforma constituída por painéis de vidro similares aos usados na construção da ponte. O apresentador da BBC, Dan Simmons, foi convidado para desferir o primeiro golpe sobre o painel, que imediatamente trincou. Embora o resultado pudesse, à primeira vista, ser entendido como uma falha, foi exatamente o esperado.
Tendo em vista que o vidro é um material de comportamento frágil, os projetistas utilizaram três camadas finas sobrepostas de vidro em vez uma camada única mais grossa. Os mais de 10 golpes subsequentes de marreta apenas fraturaram a primeira camada de vidro (que pode facilmente ser substituída), sem afetar as duas camadas inferiores que se mantiveram intactas. Assim, comprovou-se a segurança da estrutura.
Ensaios laboratoriais conduzidos pelos engenheiros chineses mostram ainda que, mesmo quando induzida artificialmente a fratura das três camadas, o painel permanece com suficiente resistência para suportar o peso de 25 pessoas.
A ponte
A Ponte do Desfiladeiro de Zhangjiajie tem um comprimento de 430 metros e um tabuleiro com largura de 6 metros. Situa-se a 300 metros acima do leito do desfiladeiro e, com uso exclusivamente pedonal, é capaz de suportar em simultâneo o peso de 800 pessoas.