Conheça a Ponte de Öresund: uma verdadeira obra da engenharia
A Ponte de Öresund é uma das mais singulares obras de arte do Norte da Europa e uma das mais incríveis obras da engenharia. Também conhecida como a ‘’Ponte Impossível’’, a surreal Öresund é uma gigantesca ponte de aço estaiada em meio ao mar Báltico e liga Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia), cortando um estreito que separa os dois países através do mar. A estrutura é a mais longa ponte ferroviária e rodoviária da Europa, com um tabuleiro de 8 quilômetros de extensão, além de ser uma das mais fotografadas do mundo graças à ilha artificial, localizada no meio do, que serve de interface de transição para um túnel subaquático (e subterrâneo) com cerca de 4 quilômetros de comprimento.
História
Essa fabulosa ponte é a concretização de um sonho de mais de um século. Desde 1872, a Suécia e a Dinamarca estudavam uma forma de construir uma via de comunicação perene entre os elas, sem sucesso devido à dificuldades intrínsecas da obra. Apenas em 1991 foi assinado um acordo para implementação da ponte, em 1994 o planejamento da obra foi concluído e, em 1995, a construção teve início em 1995. Em 2000 a obra foi concluída e a ponte inaugurada.
Construção
Desde o início, a construção dessa ponte foi um desafio, pois as condições ambientais eram inóspitas e perigosas: exposta a temperaturas baixíssimas e ao ambiente marinho que oferece perigo de colisões em navios ou geleiras, exposição às tempestades e outros problemas do rigoroso clima europeu. Todos esses fatores exigiram precisão milimétrica e tecnologia avançada para desenvolver uma obra com expectativa de vida útil para, no mínimo, 100 anos.
Os mais avançados recursos tecnológicos e os mais refinados parâmetros em termos de qualidade, segurança e planejamento detalhadíssimo fora utilizados e o resultado de todo esse esforço foi Öresund uma engenhosa obra arquitetônica que reúne técnicas de construção primorosas e impressionantes em um design único e futurista. O custo total da ponte ficou em torno de 1,5 milhões de dólares, com o valor dos custos da construção divididos entre os dois países.
A maioria dos elementos, com exceção dos tabuleiros, foram pré-fabricados em fábricas da costa sueca e confeccionados especialmente para essa obra. Os tabuleiros, por sua vez, foram fabricados pela Dragados Off Shore, em Cádiz, na Espanha.
A sacada de mestre para o sucesso da obra foi utilizar elementos pré-fabricados ao invés de optar por construí-los no local, porque, devido ao rigor climático, durante meses, o local fica congelado.
A ponte
A Ponte de Öresund é formada por três complexos: ponte, túnel e ilha artificial. Contando com todas essas estruturas, são mais de 16km empregados na travessia entre os dois países. Além disso, Öresund é composta por uma autoestrada destinada ao tráfego rodoviário, na parte superior de concreto, com 6 pistas, duas para circulação de carros, duas vias férreas e mais duas de emergência.
Para fazer a travessia, é preciso pagar um pedágio e, além disso, é necessário andar com um passaporte válido, já que, através da ponte, você transita de um país a outro. Estima-se que mais de 25 milhões de pessoas utilizem a ponte para realizar a viagem Suécia-Dinamarca, e vice-versa, durante o ano.